quarta, 24 de outubro de 2018
O consumo de gás natural pela indústria do Brasil ultrapassou a marca de 30 milhões de metros por dia em agosto pela primeira vez em 38 meses e atingiu um recorde, reflexo de recuperação econômica, informou nesta quinta-feira a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).
No oitavo mês do ano, o consumo pela indústria foi de 30,3 milhões de metros cúbicos por dia, alta de 3,5 por cento ante julho e de 7 por cento frente igual período de 2017. No acumulado de 2018, o avanço é de 4,6 por cento.
“É o maior volume de consumo da indústria registrado pela Abegás em sua série histórica desde 1998. Isso se deve à gradual retomada da economia depois de anos de recessão e, também, ao fato de a indústria cada vez mais apostar no gás natural como fonte energética limpa, eficiente e mais segura do ponto de vista logístico”, disse em nota o presidente-executivo da Abegás, Augusto Salomon.
Considerando-se todos os setores da economia, o consumo total de gás no Brasil em agosto foi de 72,17 milhões de metros cúbicos ao dia, retração de 1,7 por cento ante julho e queda de 5,6 por cento na comparação anual.
A queda no consumo total ocorre em meio a uma menor demanda de gás para geração elétrica, que somou 28,4 milhões de metros cúbicos em agosto, versus 31 milhões de metros cúbicos em julho e 35,5 milhões no mesmo mês de 2017.
No acumulado de 2018, o consumo total ainda se mantém 4,3 por cento acima do visto nos oito primeiros meses de 2017.
Conforme a Abegás, o número de consumidores de gás natural já ultrapassa mais de 3,4 milhões em todo o país, crescimento de 7 por cento em relação a 2017.
Fonte: Reuters