Negócio de LNG da Shell pode significar retorno de

segunda, 15 de outubro de 2018


A Shell confirmou hoje que havia realizado uma FID no LNG Canada, um grande projeto de gás natural liquefeito (GNL) em Kitimat, na Colúmbia Britânica. A construção começará imediatamente com o primeiro projeto de GNL esperado antes da metade da próxima década. Dulles Wang, principal analista do gás da América do Norte para a Woodmac, afirma que, como o LNG Canada é “o primeiro projeto de exportação de GNL em cinco anos”, isso pode significar um retorno a grandes mega desenvolvimentos no GNL. Ele disse: “Estimamos os custos iniciais do projeto em US $ 18 bilhões para o investimento na planta de GNL e US $ 3,5 bilhões para o gasoduto. Os custos iniciais serão incorridos por cada um dos parceiros do projeto. “Isso tornaria o LNG Canada a maior sanção do projeto globalmente desde que a expansão de Tengiz (FGP-WPMP) foi aprovada em 2016, e o maior projeto greenfield a ser sancionado desde o LNG Yamal em 2013. Parece que os megaprojetos estão de volta.”

A LNG Canada é uma joint venture que inclui a Shell (40%), a Petronas (25%), a PetroChina (15%), a Mitsubishi Corporation (15%) e a Kogas (5%). Wang disse que a decisão de investir foi tomada principalmente com base no fato de que a produção de GNL deve entrar em declínio na Shell, ao mesmo tempo em que aumenta seus negócios nos Estados Unidos. Ele disse: “As motivações da Shell para o projeto são claras: sem este projeto, o upstream da empresa, o portfólio de contratos de GNL e a produção de GNL foram programados para entrar em declínio no início da próxima década. “Em vez disso, isso permite que a empresa amplie a liderança em GNL e fornece uma plataforma para o crescimento. Ele também atende aos objetivos mais amplos da empresa de adicionar reservas e construir uma exposição não convencional na América do Norte, onde a Shell está abaixo do peso em comparação com a ExxonMobil e a Chevron. ”

Mas Wang também acredita que a decisão de hoje da Shell também é uma boa notícia para o setor de GNL, com outros grandes projetos globais buscando a FID. Ele disse: “O momento por trás da LNG Canada reflete a drástica melhoria no mercado de GNL nos últimos 12 meses, impulsionada pela demanda dinâmica na China. Um grupo de projetos está competindo pelo FID, incluindo quatro mega-trens no Catar, o Arctic LNG-2 na Rússia, pelo menos um empreendimento em Moçambique e vários projetos nos EUA. “Acreditamos que 2019 poderia ser o ano mais ocupado dos FIDs de GNL de todos os tempos.”

Publicado em 02 de outubro

Fonte: O Petróleo