sexta, 01 de julho de 2022
A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) firmou contrato com a Vale de distribuição de gás natural para a Usina de Pelotização da Vale em São Luís, Maranhão, a partir de 2024. O contrato prevê a distribuição de 250.000 m3/dia de Gás Natural.
A Gasmar fará os investimentos para a construção da estação de regaseificação e da rede de distribuição interligando a Estação da Gasmar localizada no Porto de Itaqui à área da Vale, região Itaqui-Bacanga. A nova rede também criará condições para o uso do gás por indústrias e outros segmentos da região, assim como reforçar o já anunciado gás veicular no Estado.
"Este é um marco muito importante para a Gasmar e para o Estado do Maranhão, que consolida a cadeia do gás natural no estado e viabiliza a primeira rede de distribuição para o setor industrial, que nosso Governo tem dado especial atenção. Essa ação também moderniza a matriz energética do Estado trazendo mais eficiência, competitividade e um combustível mais limpo para as cadeias produtivas." afirmou Carlos Brandão, Governador do Maranhão. "A Gasmar tem feito grandes esforços para aumentar os investimentos no Maranhão e consolidar o Estado como um polo de energia nacional, junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob a gestão de José Reinaldo Tavares", completou Allan Kardec Duailibe, presidente da Gasmar.
A Vale destacou ainda em seu comunicado que o uso de Gás natural representa uma redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) estimada, em função da troca, de 28% e adicionalmente, uma redução de custos com combustíveis, considerando que o gás natural é mais barato que o óleo combustível.
A Gasmar reitera o seu compromisso em distribuir Gás Natura no Estado do Maranhão nos mais altos padrões de qualidade, sendo indutora e construtora do desenvolvimento econômico e social do Estado.